Para rezar a o Terço da Divina Misericórdia pode-se usar um terço normal. Existe a versão em latim. Seguir a sequência abaixo:
1. Sinal da Cruz
2. Pai Nosso
3. Ave Maria
4. Credo (Símbolo dos Apóstolos) 

5. Nas contas maiores do Terço, ao rezar o Pai Nosso reza-se: Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro. 

6. Nas contas menores do Terço, ao rezar a Ave Maria, reza-se: Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
 
7. Ao final de cada mistério rezar:
Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós.

8. Invocação. No final do terço, reza-se por três vezes: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. 

9. Oração conclusiva (opcional) Deus, Pai Misericordioso, que revelou Teu amor em Teu Filho Jesus Cristo, e o derramou sobre nós no Espírito Santo, confiamos-Te hoje o destino do mundo e de cada homem. Dobre-se sobre nós pecadores, cure nossa fraqueza, vença todo o mal, deixe que todos os habitantes da Terra experimentem a Tua misericórdia, para que em Ti, o Deus Trino, possam sempre encontrar a fonte da esperança. Pai Eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição de Teu Filho, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém.

Santa Faustina e a Divina Misericórdia


A Santa que propagou a devoção à Divina Misericórdia se chamava Maria Faustina Kowalska e nasceu em 25 de agosto de 1905 no interior da Polônia. Ela teve uma bonita experiência de misericórdia em sua própria vida e aos 20 anos entrou para a Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia em Cracóvia. Faleceu em 5 de outubro de 1938 aos 33 anos, de tuberculose. Em suas revelações à Santa Faustina, Nosso Senhor destacou a importância da misericórdia Divina no plano de salvação da humanidade. “Diz que a misericórdia é o maior atributo de Deus. Todas as obras das Minhas mãos são coroadas pela misericórdia”.

Devoção à Divina Misericórdia
A devoção à Divina misericórdia consiste em confiar nosso coração e nossa vida a Jesus Misericordioso e daí surge a oração “Jesus, eu confio em Vós”, inscrita também aos pés de Jesus no tão famoso quadro do Misericordioso. O próprio Jesus, em uma de suas revelações à Santa Faustina, nos deu o caminho, quando disse: “às três horas da tarde, implora a Minha misericórdia, especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve momento, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Essa é a Hora da grande misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão”. Na Aliança de Misericórdia rezamos o terço da misericórdia diariamente às 15 horas, seguindo as recomendações de Jesus.
Além disso, a Igreja celebra a “Festa da Misericórdia” no segundo domingo da Páscoa, respondendo também a um pedido de Jesus à Santa Faustina: “Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia”.

Divulgação da Devoção



Santo Padre, Papa São João Paulo II foi um grande devoto da Divina Misericórdia. Em 1967, quando era Arcebispo de Cracóvia, o então Cardeal Karol Wojtyla concluiu a primeira etapa do processo de beatificação de Irmã Faustina. Em 1993, como Papa João Paulo II, a beatificou e em 2000 a canonizou. Como grande devoto e propagador dessa devoção, também escreveu a Encíclica Dives in Misericordia, de 1980, que estabelece as bases doutrinárias do culto à misericórdia Divina. Jesus quer que a humanidade conheça a bondade de Seu Coração, por isso ele pede insistentemente que se divulgue para todo mundo o culto da Divina Misericórdia e podemos encontrar no Diário de Santa Faustina, parágrafo 1521, o seu apelo: “Minha filha, não te canses de divulgar a Minha misericórdia; consolarás com isso o Meu Coração, que arde como chama de compaixão para com os pecadores”. Em diversos outros trechos do Diário é possível encontrar a recomendação de Jesus à devoção à divina misericórdia.

Promessas aos que divulgarem a Divina misericórdia



Jesus prometeu que não desampararia seus filhos e, em especial, àqueles que se dedicarem a divulgar a devoção à Divina Misericórdia, com o adendo de que esses não ficarão sem receber inúmeras graças e benefícios na terra e no céu. Acompanhe alguns trechos das promessas feitas por Nosso Senhor àqueles que se dedicarem a divulgar a devoção à Divina Misericórdia: “Deus prometeu uma grande graça a ti e a todos que proclamarem esta Minha grande misericórdia. Eu mesmo os defenderei na hora da morte como a Minha glória. E, ainda que os pecados das almas fossem negros como a noite, quando o pecador recorre à minha misericórdia, presta-Me a maior glória e é a honra da Minha Paixão. Quando a alma glorifica a minha bondade, então o demônio treme diante dela e foge até o fundo do inferno” (378). “As almas que recorrem à Minha misericórdia e aquelas que glorificarem e anunciarem aos outros a Minha grande misericórdia, na hora da morte Eu as tratarei de acordo com a minha infinita misericórdia” (1520). “As almas que divulgam o culto da Minha misericórdia, eu as defendo por toda a vida como uma terna mãe defende seu filhinho e, na hora da morte, não serei Juiz para elas, mas sim o Salvador Misericordioso. Nessa última hora, a alma nada tem em sua defesa, além da Minha misericórdia. Feliz a alma que, durante a vida, mergulhou na fonte da misericórdia, porque não será atingida pela justiça” (1075). “Todas as almas que louvarem Minha misericórdia e divulgarem a sua veneração, estimulando outras almas à confiança na Minha misericórdia, essas almas na hora da morte não sentirão pavor. A minha misericórdia as defenderá nesse combate final” (1540).

A secretária da Misericórdia
Santa Faustina é conhecida também como a secretária da Misericórdia, pois foi ela quem ouviu e tomou nota de tudo o que Jesus Misericordioso lhe falava sobre a Misericórdia, e tudo que o Senhor lhe falou ela anotou e hoje temos a graça de ler e rezar através do seu diário.
Santa Faustina e a obediência a Deus A obediência a Deus sempre foi uma característica em comum dos santos, mas, Santa Faustina, em especial, foi muito fiel a esse chamado. Em diversos momentos, narrados em seu diário, Jesus lhe pede a obediência, e lhe pede coisas que humanamente nos custam. A própria devoção à Divina Misericórdia exigiu uma grande obediência por parte da santa, que inicialmente encontrou dificuldades por causa das pessoas. Certo dia, quando estava em uma meditação sobre a obediência, Santa Faustina ouviu Jesus que lhe dizia: “Nesta meditação, o sacerdote está falando excepcionalmente para ti. Fica sabendo que Eu tomo emprestada a boca dele. Procurava escutar tudo com maior atenção e aplicava tudo ao meu coração, como em toda a meditação. Quando o sacerdote disse que a alma obediente torna-se cheia do poder de Deus… Sim, quando és obediente, retiro-te a tua fraqueza e em compensação dou-te a Minha força. Fico muito admirado que as almas não queiram fazer esta troca Comigo. Eu disse ao Senhor: “Jesus, iluminai a minha alma, porque de outra forma também eu pouco compreenderei dessas palavras” (Diário de Santa Faustina, 381).

Santa Faustina e a Aliança de Misericórdia
Santa Faustina tem um papel de muita importância na Aliança de Misericórdia, pois foi a primeira propagadora do nosso carisma. Por isso, a temos como uma grande irmã e intercessora no Céu por nós. Na Aliança de Misericórdia, buscamos viver a devoção à Divina Misericórdia e propagá-la com nossas vidas. A meditação sobre a infinita misericórdia de Deus que nos alcançou, sempre deve estar presente em nosso dia a dia e nunca devemos deixar que essa chama de amor se apague em nosso coração. Nosso Movimento também está na Polônia, terra de Santa Faustina e da Divina Misericórdia. No país, a Aliança está presente com a Comunidade de Vida, Comunidade de Aliança e diversos Amigos Missionários.