Novena a Santo Tomás de Aquino. Clique aqui para ver a Novena em vídeo.
+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. - In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti. Amen.
Oração para todos os dias
À vós, meu Deus, fonte de misericórdia, eu me aproximo, pecador imundo, para que vós vos digneis a lavar minhas manchas.
Ó sol da justiça, ilumine esse cego! Ó Doutor Eterno, cure este miserável! Oh rei dos reis, vista este nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie esse preso! Oh, bom pastor, seja bem-vindo a esta ovelha rebelde!
Concedei, meu Deus, perdão a esse criminoso, indulgência a esse ímpio e a unção de sua graça a essa vontade endurecida. Ó misericordioso Senhor, chame seu fugitivo, atraia este resistente, levante aquele que caiu e uma vez ressuscitado, segure-o e guie seus passos.
Não se esqueça, Senhor, a quem vos esqueceu, não abandone aqueles que o abandonaram, não descarte aqueles que o rejeitaram e perdoe no céu aqueles que o ofenderam na terra. Amém.
Oração à Santíssima Virgem
Oh abençoada e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador! Me jogo confiante no seio de sua misericórdia e ternura, confiando-lhe meu corpo, minha alma, meus pensamentos, meus desejos, meus afetos e minha vida inteira, para que, com sua ajuda, eu sempre ande em direção ao bem, de acordo com a vontade de seu amado Filho, NS Jesus Cristo. Amém
Primeiro dia: Natureza da Humildade
A humildade é uma virtude que restringe o apetite e o contém para não armazenar excessivamente objetos altos e excessivos. O humilde que, de acordo com São Isidoro, é inclinado à terra, considerando suas imperfeições e defeitos, está sempre arruinado e pequeno, e como o patriarca Abraão exclama em sua oração: “falarei ao Senhor meu Deus, não sendo mais que poeira e cinzas”.
Exemplo do Santo
São Tomás de Aquino sempre praticou a humildade como a mais bela e necessária das virtudes. Ainda criança, ele era o encantamento de todos pela modéstia e humildade de seu caráter; quando era estudante, seus colegas, tendo em vista o silêncio muito humilde com o qual tentava encobrir os talentos que Deus o havia preenchido, recebeu o apelido de Boi Mudo e, mais tarde, doutor nas universidades de Paris e Roma, nunca se notou nele algum sinal de arrogância e vaidade e recusava vigorosamente as mais altas dignidades da Igreja sem sequer exercer a posição de prelado em um convento de sua ordem.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Segundo Dia: Conveniência da Humanidade
Todos temos razões suficientes para nos humilharmos e nos reconhecermos em outros méritos e reconhecermos nos outros os méritos e excelências, de acordo com o apóstolo; “Vamos humildemente julgar os outros como nossos superiores”.
Exemplo do Santo
Estava o doutor angélico tão persuadido da necessidade de ser humilde, o que pode ser dito que era seu esforço máximo e o norte de todos os seus atos. Sendo tão grande, ele nunca acreditou em sua grandeza e sempre pareceu pequeno e inferior aos outros.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Terceiro dia: Excelência Inefável da Humanidade
Após as virtudes teológicas que nos direcionam diretamente a Deus e a justiça que estabelece a ordem da razão, a virtude da humildade com que a alma se dispõe para todas as outras virtudes segue em dignidade e excelência. É por isso que a humildade deve ser comparada à fundação de um edifício, pois, removendo tudo o que a Deus desagrada, torna a alma apta a receber as graças divinas, porque sabe-se que Deus resiste aos orgulhosos e dá sua graça aos humildes.
Exemplo do Santo
Todos os agradecimentos recebidos por São Tomás, eles tinham sua razão e começaram na humildade de sua alma. Seus olhos, no chão, indicavam o êxtase milagroso em que seu coração foi tomado; suas palavras sempre eram muito modestas e oportunas, preferindo o silêncio à tagarelice vã; ele nunca quis distinguir entre seus irmãos e sua vida era bela, a mais modesta na presença do Senhor;
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Quarto dia: O Dom da Sabedoria
A sabedoria é um dos dons do Espírito Santo, com o qual a inteligência banhada pelas luzes celestes, é correta ao contemplar as coisas mais altas e, uma vez vistos esses motivos supremos, desce para julgar e correr sobre os outros objetos subordinados à razão.
Exemplo do Santo
Santo Tomás foi o novo Salomão da Igreja por causa da sabedoria portentosa com que o céu o enriqueceu. E como o velho Salomão diz a Sagrada Escritura que sabia tudo, desde o cedro das montanhas ao musgo e o hissopo das paredes, pode-se dizer a Tomás de Aquino que nada escapou de sua inteligência soberana, da teologia às ciências físicas e da Sagrada Escritura à política e linguística.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Quinto Dia: Vastísimo Objetivo da Sabedoria
A sabedoria não é uma mera virtude técnica que figura todos os seus encantos na contemplação das maravilhas de Deus e na simples especulação dos mais altos princípios das coisas, mas, como diz o apóstolo, estende sua influência aos atos da vida regularizando os movimentos e organizando os fins das causas secundárias.
Exemplo do Santo.
Desde que Santo Tomas, quando garoto de cinco anos, discutiu com os monges do Monte Casino, perguntando-lhes sobre a existência e os atributos de Deus, até que ele foi condecorado pelas universidades mais famosas do mundo, ele explicou como professor soberano as questões mais abstrusas da razão e da natureza. A fé e a sabedoria em seu sentido mais belo eram os companheiros inseparáveis de sua vida e o norte luminoso de todas as suas operações.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Sexto Dia: Excelência da Sabedoria
Visto que esse dom do Espírito Santo é uma virtude tão bela e excelente, não pode ser encontrado, como foi dito no dia anterior, com a mancha e a culpa da alma: mas onde a graça está assentada, vive a sabedoria, agora que Deus ama apenas aqueles que são adornados com sabedoria, e o amor de Deus implica a alma em graça e causa, ao contrário, a mesma graça e amizade divina..
Exemplo do Santo.
Raramente a sabedoria brilhou tão pura e radiante quanto na testa de Santo Tomás. E não apenas ele parou na luz que encantou aqueles que o viram com seus raios, mas que em um incêndio de caridade ele atraiu a Deus aqueles que se ilustraram de perto com os esplendores daquele Sol. Ninguém falou com Santo Tomas que não era docemente amarrado com correntes de amor divino, ninguém o viu para não abençoar o céu, ninguém o ouviu em suas explicações luminosas do Mestre, que não acreditavam ter visto o dedo de Deus acendendo em sua inteligência a bela chama do gênio.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Sétimo Dia: Natureza da Virgindade
Entre as virtudes cristãs, não há nada mais belo e resplandecente que a santa virgindade, através da qual, como ensina Santo Agostinho, a integridade da carne é consagrada e oferecida ao Senhor. Assim como se diz que uma planta é verde e fresca, quando a abundância de calor não agita ou murcha sua seiva, uma pessoa chamada virgem é dedicada a tudo de seu Deus. Ela está livre do calor das paixões e fogo de concupiscência; Portanto, Santo Ambrósio diz que, na razão da virgindade, está envolvido o conceito de limpeza absoluta e que a alma está livre da corrupção dos sentidos, sendo a essência dessa virtude celestial acompanhada de um propósito firme e perpétuo: abster-se da imundície da sensualidade.
Exemplo do Santo.
Santo Tomás foi um virgem muito puro a vida toda. Da luta titânica mantida em Roca-Seca, onde conquistou como soldado corajoso a bela palma da vitória e o cordão abençoado com o qual os anjos enrolavam seus lombos, a vida inteira do inacabado doutor dominicano era um contínuo idílio de inocência que eles mesmos os serafins adoraram.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Oitavo Dia: Legalidade da Virgindade
Basta saber que é virtude e ato meritório, portanto, entender não apenas a legalidade, mas pelo menos a conveniência da virgindade.
Além disso, é sabido que, nos atos humanos, algo ilícito e cruel pode ser encontrado quando os poderes se opõem ou não seguem a opinião do motivo que é o regulador de todas as operações, ordenando-os para um fim pré-concebido como bom.
Exemplo do Santo
Santo Tomás vivia tão separado da carne e de seus instintos que, mais do que um homem, ele parecia um anjo ocupado apenas em Deus e no aumento de sua honra. Nem a próstata de sua linhagem era suficiente para ofuscar seu coração, nem a delicadeza de seu corpo inocente, fazia parte para atenuar o rigor com o qual ele sempre tentava mortificar e manter suas paixões afastadas e os apetites por toda sua carne.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Nono dia: Excelências da Virgindade
Sem dúvida, é a virgindade mais bela e excelente do que o estado civil e uma das virtudes mais agradáveis aos olhos divinos. Dizer o contrário, afirmar que o casamento é em si mais perfeito que o estado celibatário, foi o erro de Jovinian tantas vezes repetido e vangloriado em tons às vezes satíricos e além de satiristas profanos e imorais.
Exemplo do Santo
O doutor angélico estava tão apaixonado pelo estado religioso e tão apaixonado pela virgindade que se observa que os ferozes ataques promovidos pelo mundo, demônios e carne não foram suficientes para fazê-lo desistir de sua companhia. Religioso vestidos com um hábito muito branco, símbolo de inocência e sinceridade, era São Tomás de Aquino e por ter abraçado a vida pobre, mortificada e oculta em Jesus, o perfume de sua pureza imaculada e o brilho de sua ciência celestial descobriram seus tesouros e deram nome e fama sem segundo santo.
Peça agora a graça especial que deseja alcançar por intercessão de Santo Tomás
Pai-nosso
Ave-Maria
Glória
Oh Santo Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporte-nos para a contemplação das coisas celestes, vós que fostes soberano mestre dos mistérios sagrados.
Rogai por nós, Santo Tomás.
Para que sejamos dignos das promessas de Jesus Cristo.
Oremos:
Graças, vos dou, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque vos dignastes a admitir, ao meu pobre pecador e seu indigno servo, a livre participação de sua graça no segredo da oração. Peço-lhe que esta comunicação da minha alma convosco não seja um castigo pelos meus defeitos, mas um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, da melhor armadura da fé e do invulnerável escudo do meu coração.
Conceda-me a remissão dos meus defeitos, o extermínio da concupiscência e sensualidade, o aumento da caridade, humildade, paciência, obediência e todas as virtudes; me defenda das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a calma inefável de meus apetites e todos os meus afetos, para que eu possa me juntar a vós melhor do que vossa é minha felicidade e descanso. Eu também imploro meu Deus, que depois de minha morte, vós vos digneis de me admitir na Páscoa celestial e no convite divino, onde vós, em união do Filho e do Espírito Santo, sois luz verdadeira, abundância perfeita, alegria eterna, alegria consumada e felicidade sem medida. Amém