MISTÉRIOS GOZOSOS MISTÉRIOS LUMINOSOS LADAINHA MISTÉRIOS DOLOROSOS MISTÉRIOS GLORIOSOS ÁUDIOS

O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica  Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas. A primeira Coroa compreende os mistérios gozosos (segundas-feiras e sábados), a segunda os luminosos (quintas-feiras), a terceira os dolorosos (terças e sextas-feiras) e a quarta os gloriosos (quartas-feiras e domingos). 
«Esta indicação, porém, não pretende limitar uma certa liberdade de opção na meditação pessoal e comunitária, segundo as exigências espirituais e pastorais e sobretudo as coincidências litúrgicas que possam sugerir oportunas adaptações ( Rosarium Virginis Mariae, n. 38) ».Para auxiliar o itinerário meditativo-contemplativo do Rosário, para cada "mistério" são apresentados dois textos de referência: o primeiro da Sagrada Escritura, e segundo do Catecismo da Igreja Católica.  

Intenções para Oração
Pela conversão e salvação de todas as almas da humanidade, especialmente dos moribundos, das almas benditas no purgatório, pela união das famílias, pela nossa família, pela geração perdida de almas jovens, pelos nascituros, pelos abortistas, pelos países do mundo, especialmente aqueles que sofrem mais tribulações, pelos presidentes e líderes mundiais, pelos países deste grupo, pelos sacerdotes, religiosos e todas as pessoas consagradas que negam os ensinamentos da NSJ, por aqueles que abandonaram suas almas a Satanás, pelos infestados e possuídos, por todos os doentes espirituais e físicos, pelo Papa e pelos fiéis sacerdotes, pelos missionários e benfeitores, pelas intenções de hoje de todos os grupos de oração de Jesus à humanidade no mundo. Para as pessoas que queremos que Deus transforme suas almas através desta​ oração. Amém

 Como recitar o Rosário 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. - In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti. 
Ó Deus, vinde em nosso auxílio.
Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre,
Amém - Deus, in adiutórium meum inténde. ℟. Dómine, ad adiuvándum me festína. Glória Patri, et Fílio, et Spirítui Sancto. Sicut erat in princípio, et nunc et semper, et in sǽcula sæculórum. Amen
.

Anuncia-se a cada dezena o "mistério", por exemplo, no primeiro mistério: "Anunciação a Maria".
Depois de uma breve pausa de reflexão, recitam-se: um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória ao Pai.
A cada dezena da Coroa pode-se acrescentar uma invocação.
No final do Rosário são recitadas as Ladainhas Lauretanasou outras orações marianas.  Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. - Pater Noster, qui es in caelis, sanctificetur nomen tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panem nostrum quotidianum da nobis hodie, et dimitte nobis debita nostra sicut et nos dimittimus debitoribus nostris. Et ne nos inducas in tentationem, sed libera nos a malo. Amen. Ave Maria,  cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. - Ave Maria, gratia plena, Dóminus tecum. Benedícta tu in muliéribus, et benedíctus fructus ventris tui, Iesus. Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatóribus, nunc, et in hora mortis nostræ. Amen. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém. - Glória Patri, et Fílio, et Spíritui Sáncto. Sicut erat in princípio, et nunc et semper, et in sǽcula sæculórum. Amen. 

No final do quinto mistério reza a  Ladainha de Nossa Senhora, depois Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo - Salve, Regína, Mater misericórdiæ, vita, dulcédo, et spes nostra, salve. Ad te clamámus, éxsules fílii Hevæ, Ad te suspirámus, geméntes et flentes, in hac lacrimárum valle. Eia, ergo, advocáta nostra, illos tuos misericórdes óculos ad nos convérte. Et Iesum, benedíctum fructum ventris tui, nobis post hoc exílium osténde. O clemens, o pia, o dulcis Virgo María.
Ora pro nobis, sancta Dei Génitrix. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.